VÍDEO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Projetos e Programas Desenvolvidos

  • Projeto de intevenção na Alfabetização e Letramento: CANTANDO E BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
Nesse projeto as cantigas de roda como toda atividade lúdica vão estar a serviço da criança do ciclo da infância. Ou seja, brincando a criança sente a dimensão de suas possibilidades. A brincadeira envolve a criança toda. Ela experimenta, relaciona, imagina, expressa, compreende, confronta, negocia, transforma. habilidades de comunicação, atenção, compreensão, memorização, imitação, etc.

Então, pode-se afirmar que através da atividade de brincar que a criança vai adquirir prazerosamente os complexos repertórios que vão ser exigidos pela etapa seguinte de sua escolarização e pela vida social
  • Atividades e vevências voltadas para a questões do:  MULTICULTURALISMO E MEIO AMBIENTE
A diversidade cultural e a riqueza natural são profundamente marcantes nos países latino-americanos, onde se tem uma variedade enorme de povos, associada a uma biodiversidade igualmente ampla.
A Constituição Federal brasileira de 1988 reconhece e protege os direitos coletivos, entre os quais estão o meio ambiente e o multiculturalismo.
As relações sociais provocam, constantemente, a mudança do direito. A pós-modernidade caracteriza-se por um período de instabilidade. De um lado, está a necessária regulação; de outro, e não menos importante, a emancipação social. (SANTOS, 1997: 245)
Sendo assim, novas identidades culturais precisam do reconhecimento e da defesa de seus interesses, para que possam manter vivas suas tradições, suas relações sociais e culturais, diante do sistema econômico dominante. É preciso criar novas possibilidades democráticas, formas de emancipação e cidadania, não apenas individuais, mas também coletivas.


  • Programa :Mais Educação

O Programa Mais Educação é direcionado às crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino básico - criado por meio de Portaria Normativa Interministerial - e tem como objetivo otimizar as ações e os investimentos, já existentes no país, para que complementem a formação escolar com uma visão integradora do ensino.A idéia é levar o projeto prioritariamente às comunidades com acentuados índices de vulnerabilidade social, pobreza e violência, criando alternativas de cidadania à população.(Fonte MEC)
Macro campos oferecidas pela Escola são: FUTEBOL, INFORMÁTICA, DANÇAS, MATEMÁTICA E LETRAMENTO.

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